A realização do baile comemorativo pelos 100 anos do Hospital de Cirurgia, na última quinta-feira, 7, foi marcado pela entrega da Comenda Dr. Augusto Leite, que simbolizou mais do que homenagens: foi um reencontro entre passado, presente e futuro de uma das mais importantes referências da saúde em Sergipe.
Ao homenagear representantes da classe política, empresários, profissionais da saúde e personalidades que contribuíram para a reconstrução e fortalecimento do hospital, a instituição reafirmou uma verdade incontestável: nenhuma grande obra se constrói sozinha. O Hospital de Cirurgia chega aos seus 100 anos graças ao esforço coletivo de homens e mulheres que acreditaram na sua importância social, especialmente nos momentos mais difíceis de sua história.
Cada gesto de apoio, cada emenda parlamentar, cada ação administrativa e cada profissional que dedicou sua vida ao hospital ajudaram a manter viva uma instituição essencial para milhares de sergipanos.
A Comenda Dr. Augusto Leite também carrega um significado especial por homenagear o legado do fundador do hospital, cuja visão humanitária permanece atual e necessária. Em tempos em que a saúde pública enfrenta tantos desafios, celebrar um século de existência do Hospital de Cirurgia é reconhecer a força de uma instituição que soube resistir, se reinventar e continuar cumprindo seu papel social.
Mais do que uma noite de homenagens, o evento foi um tributo à memória, à gratidão e à esperança. O Hospital de Cirurgia chega ao seu centenário olhando para o futuro, mas sem esquecer daqueles que ajudaram a escrever cada capítulo de sua história.
O centenário do Hospital de Cirurgia não representa apenas a celebração de uma trajetória histórica. Representa, sobretudo, o reconhecimento de uma instituição que atravessou gerações mantendo viva a sua missão de salvar vidas, acolher pessoas e servir à sociedade sergipana com compromisso e humanidade.



