SOBRAMES PROMOVE MAIS UMA ATIVIDADE
O auditório do Conselho Regional de Medicina vai receber a terceira edição do Programa Aratu Cultural, promovido pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames Sergipe.
O evento ocorrerá em 28 de abril próximo, às 19h30. Dessa vez, com uma ação beneficente em prol do Quarteto de Cordas “Vox Cordis”, um grupo sergipano que promove a democratização da música de concerto, transitando entre o repertório clássico e as sonoridades regionais de Sergipe.
Formado por quatro jovens músicos sergipanos, o Vox representará o Brasil num festival de música erudita na França e a presença no Aratu Cultural visa aproximar diferentes públicos da música instrumental para angariar recursos visando propiciar a presença dos jovens na Europa.
Trata-se de uma iniciativa meritória da confraria de médicos escritores e artistas sergipanos.
Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla por R$ 100,00.
VISITA INSTITUCIONAL
A Vitta Oncologia sediou, no último dia 06, uma visita institucional da ONCOH, entidade nacional voltada ao desenvolvimento da área oncológica.
Participaram do encontro Dr. Guilherme do Espírito Santo, diretor Executivo do Grupo Vitta; Marcos Henrique Pereira, presidente da ONCOH; Erielda Ribeiro, coordenadora Administrativa da ONCOH; Dra. Karina Ferreira, oncologista e diretora fundadora da Vitta Oncologia; Raphaela Prudente, gerente de Enfermagem Vitta; e Edenir Fernandes, gerente Administrativo e financeiro Vitta.
A visita reforça a importância da integração entre instituições para promover avanços, inovação e qualidade no atendimento aos pacientes.
NOVO SERVIÇO ODONTOLÓGICO DO HOSPITAL FERNANDO FRANCO SUPERA META E AMPLIA ACESSO À POPULAÇÃO
O Hospital Desembargador Fernando Franco já colhe resultados expressivos com a implantação do novo serviço odontológico voltado ao atendimento de urgência e emergência.
Iniciado no final de março, o serviço surge como um importante reforço na assistência à população, ampliando o acesso a cuidados odontológicos em situações que exigem intervenção imediata.
Em pouco mais de duas semanas de funcionamento, os números já demonstram a relevância da iniciativa: foram realizados 296 atendimentos, que resultaram em 388 procedimentos odontológicos, superando a meta inicial estabelecida de 200 procedimentos para o período.
HEMOSE GARANTE CUIDADO CONTÍNUO A PACIENTES COM HEMOFILIA
No Dia Mundial da Hemofilia, celebrado em 17 de abril, o Hemocentro de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), reforçou a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo para quem convive com a doença.
Em Sergipe, o ambulatório tem papel fundamental na vida de pacientes que precisam de cuidado permanente.
Atualmente, cerca de 150 pacientes hemofílicos estão cadastrados e são acompanhados regularmente pela unidade.
A hemofilia é uma condição genética que compromete a coagulação do sangue, provocando sangramentos prolongados e hematomas frequentes.
Quando identificada ainda na infância, é possível evitar complicações mais graves e garantir mais qualidade de vida ao longo dos anos.
IPESAÚDE REFORÇA IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL
Cada vez mais, o cuidado com a saúde mental tem feito parte da rotina dos brasileiros, especialmente diante de uma vida marcada por cobranças, estresse e sobrecarga emocional.
Nesse contexto, aprender a reconhecer e lidar com emoções consideradas “incômodas”, como ansiedade, medo e frustração, tem se tornado fundamental para o bem-estar.
No Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), o acompanhamento profissional contribui para que cada pessoa compreenda melhor seus sentimentos e desenvolva formas mais saudáveis de lidar com eles no dia a dia.
Mais do que evitar ou reprimir emoções difíceis, especialistas destacam a importância de acolher esses sentimentos e entender o que eles sinalizam.
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DE SERGIPE INTENSIFICAM AÇÕES PELA SEGURANÇA DO PACIENTE
Com o tema “Qualidade, segurança e vidas protegidas: um compromisso permanente do SUS”, o movimento Abril pela Segurança do Paciente, instituído pelo Ministério da Saúde (MS), reforça a segurança do paciente como eixo estruturante da qualidade do cuidado, sendo transversal a todas as áreas e níveis de atenção à saúde.
Em Sergipe, a mobilização ganha força nos hospitais da Rede HU Brasil: o Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), que intensificam ações voltadas à promoção de práticas seguras.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a segurança do paciente envolve um conjunto de ações organizadas, planejadas e continuamente avaliadas para reduzir riscos e danos evitáveis nos serviços de saúde.
Isso inclui desde a adoção de protocolos até o fortalecimento de uma cultura institucional orientada à prevenção.
RECORDE DE EMENDAS EM ARACAJU
A gestão da secretária Débora Leite à frente da Saúde de Aracaju, que conta com todo apoio da prefeita Emília Corrêa, vem consolidando uma marca importante: a capacidade de priorizar a assistência à população acima das divisões partidárias.
Em recente agenda estratégica em Brasília, a secretária assegurou avanços que reforçam o caixa da pasta e ampliam o atendimento na capital.
Mesmo pertencendo a espectros políticos distintos do grupo da prefeita, parlamentares da bancada federal mantiveram o fluxo de investimentos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Katarina Feitoza: a deputada garantiu o aporte de mais R$ 1 milhão destinado à compra de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Vale lembrar que Katarina já havia viabilizado recurso semelhante para o programa Novo Olhar.
MAIS EMENDAS
João Daniel: recebeu a solicitação para o financiamento de uma unidade móvel odontológica, visando levar o atendimento especializado para as comunidades. Ele também já havia destinado R$ 6,2 milhões para a SMS.
Alessandro Vieira: o senador também integrou o roteiro de visitas, reafirmando a abertura do gabinete para as demandas técnicas da saúde aracajuana. Ao todo, o parlamentar garantiu o investimento de R$ 22 milhões para a rede municipal.
O pragmatismo de Débora Leite, respaldado pela prefeita Emília Corrêa, gerou um resultado inédito: em apenas 15 meses, a atual gestão alcançou o maior volume de destinação de emendas parlamentares federais da história de Aracaju.
O cenário é claro: quando o diálogo institucional prevalece sobre a polarização, o benefício chega diretamente à ponta, traduzido em equipamentos novos e serviços ampliados para o cidadão.


