NOVA TORRE DO HOSPITAL SÃO LUCAS
Na última quinta-feira, dia 14, o editor da Revista Saúde em Dia, André Carvalho, esteve participando da inauguração da nova torre do Hospital São Lucas, da Rede D’Or.
Foi realizada uma visita guiada, onde foram apresentados os avanços da unidade. São 19 mil metros quadrados de área construída, divididos em 10 pavimentos, com 119 novos leitos, incluindo uma UTI com 28 leitos, nove leitos de alta complexidade dedicados ao transplante de medula óssea e 82 apartamentos planejados para o conforto e a segurança dos pacientes e acompanhantes.
Na foto, André Carvalho está ao lado de profissionais da imprensa e da diretoria da unidade hospitalar.
PROJETO PIONEIRO SOBRE ATENDIMENTO A PACIENTES COM TEA NO HOSPITAL FERNANDO FRANCO GANHA DESTAQUE CIENTÍFICO
O Hospital Municipal Fernando Franco, gerido pela Fundação Fabamed desde fevereiro de 2026, teve um importante projeto voltado à humanização da assistência premiado no 4º Congresso Assistencial da Rede Primavera Saúde.
O trabalho científico “Implantação de Guia de Bolso e Estratégias Assistenciais para Pacientes com TEA em Hospital Público de Aracaju” foi aprovado para apresentação na modalidade e-pôster e será publicado nos anais do evento.
A aprovação chancela a relevância da iniciativa desenvolvida na unidade e reforça sua contribuição para uma assistência mais inclusiva, acessível e humanizada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Pioneiro em Sergipe, o projeto envolve estratégias práticas para adaptar o atendimento hospitalar às necessidades específicas desse público. Entre as ações, destacam-se a capacitação das equipes, a distribuição de um guia de bolso para os profissionais e a adoção de medidas de acolhimento sensorial e comunicação afetiva.
TESTE GENÉTICO PARA CÂNCER DE MAMA SERÁ INCORPORADO AO SUS
O Ministério da Saúde (MS) anunciou na quarta-feira (13) a inclusão de novo teste genético de alta precisão ao Sistema Único de Saúde (SUS), capaz de acusar mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, associados ao câncer de mama.
A tecnologia será disponibilizada gratuitamente para pacientes acompanhadas pela rede pública e deverá começar a ser ofertada em até 180 dias, conforme portaria publicada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
A decisão foi aprovada pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), órgão responsável por avaliar novas tecnologias e tratamentos para a rede pública.
O exame será indicado inicialmente para mulheres já diagnosticadas com câncer de mama e permitirá identificar mutações genéticas que podem influenciar tanto no tratamento quanto na avaliação do risco familiar da doença.
DRA. PAULA SAAB EXPLICA
A mastologista Dra. Paula Saab, atuante em Aracaju e integrante da Comissão de Imagem da Mama da Sociedade Brasileira de Mastologia, destaca que a incorporação do exame representa um avanço importante para a oncologia e para a medicina personalizada no Brasil.
“O teste genético permite compreender melhor o perfil biológico do tumor e identificar pacientes com predisposição hereditária ao câncer de mama. Isso impacta diretamente na definição terapêutica, no acompanhamento clínico e também no rastreamento de familiares que possam apresentar maior risco para a doença”, explica.
IPESAÚDE PROPORCIONA MANHÃ ESPECIAL PARA GESTANTES EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES
O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), por meio do Programa Mamãe Bebê, realizou na última quinta-feira, 14, uma manhã especial dedicada às gestantes beneficiárias da autarquia.
A ação, promovida no Bloco 4A da sede do Instituto, em Aracaju, reuniu momentos de cuidado, acolhimento e bem-estar em alusão ao Dia das Mães.
A programação contou com massagem, escalda-pés, auriculoterapia, maquiagem, pintura artística na barriga e orientações gestacionais, proporcionando às mamães uma experiência de carinho e atenção em uma fase marcada por expectativa, emoção e transformação.
PREFEITURA REFORÇA VALORIZAÇÃO DA ENFERMAGEM E AVANÇA NA CONSOLIDAÇÃO DE DIREITOS PARA CATEGORIA
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue promovendo a valorização da enfermagem, categoria fundamental para o funcionamento da rede pública de saúde da capital sergipana.
Presente nas Unidades de Saúde da Família (USFs), maternidades e hospitais municipais, a enfermagem atua diretamente no acolhimento, cuidado e assistência prestados diariamente à população aracajuana por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A rede municipal de saúde conta atualmente com 1.107 profissionais da enfermagem, sendo 340 enfermeiros, 350 técnicos de enfermagem e 417 auxiliares de enfermagem.
Esses trabalhadores atuam diariamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e hospitais municipais, desempenhando um papel essencial no acolhimento, cuidado e promoção da saúde da população.


