ABRIL AZUL REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO
O mês de abril marca a campanha Abril Azul, voltada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), iniciativa global que busca ampliar o conhecimento, combater o preconceito e promover a inclusão.
Em Sergipe, a trajetória da médica Dra. Karen Albuquerque se destaca ao unir experiência pessoal e atuação profissional no cuidado de crianças neurodivergentes. Diagnosticada com TEA após vivenciar o processo com a própria filha, a especialista tornou-se referência nacional no atendimento de transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo e TDAH.
Com abordagem humanizada, ela defende o diagnóstico precoce e o acompanhamento multidisciplinar como fundamentais para avanços no desenvolvimento infantil, reforçando que informação, acolhimento e respeito são pilares essenciais para transformar realidades.
ARACAJU RECEBE EVENTO SOBRE CÂNCER COLORRETAL EM MEIO AO AUMENTO DE CASOS NO BRASIL
Aracaju sediou o evento “Câncer Colorretal: uma visão multidisciplinar”, promovido pela Clínica Onco Hematos, reunindo especialistas para discutir avanços no diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.
O encontro destacou a importância da atuação integrada diante do crescimento dos casos no Brasil, inclusive entre pessoas com menos de 50 anos.
Novas estratégias de rastreamento, além da colonoscopia, foram apresentadas como aliadas na detecção precoce.
Dados indicam que o país pode registrar aumento de 21% nos casos entre 2030 e 2040, enquanto Sergipe deve ter cerca de 420 novos diagnósticos anuais, segundo o INCA.
Especialistas reforçaram que a abordagem multidisciplinar é essencial para melhores resultados e qualidade de vida dos pacientes.
CAMPANHA NACIONAL DA VOZ 2026 EM SERGIPE ALERTA PARA SAÚDE VOCAL E PREVENÇÃO DE DOENÇAS COMO O CÂNCER DE LARINGE
A Campanha Nacional da Voz 2026, realizada em todo o país em torno do Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, chama a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde vocal e para a prevenção de doenças como o câncer de laringe.
A ação é promovida por entidades médicas como a Academia Brasileira de Laringologia e Voz e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, com foco no diagnóstico precoce e na conscientização da população sobre as principais doenças da laringe.
Neste ano, o tema da campanha é “Sua voz merece ser vista para ser ouvida!”, destacando a importância da avaliação médica com videolaringoscopia quando surgem sintomas como rouquidão persistente, dificuldade para engolir, dor ao falar ou sensação de bolo na garganta.
O exame da videolaringoscopia é de fácil, rápida e segura execução em consultório. É através deste exame em que é possível visualizar adequadamente as estruturas da laringe e da garganta como um todo.
SINAIS DE ALERTA
De acordo com o médico otorrinolaringologista Prof. Dr. Daniel d’Avila, Diretor Clínico da Otocenter e Diretor de Comunicações e Campanhas Sociais da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, a população precisa estar atenta aos sinais de alerta.
“Rouquidão por mais de 15 dias deve sempre ser investigada por um especialista. Muitas pessoas acham que é algo simples, mas pode ser o primeiro sinal de doenças importantes, inclusive o câncer de laringe. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de tratamento menos invasivo e de cura”, explica.
O médico otorrinolaringologista Prof. Dr. Jeferson d’Avila, Diretor-presidente da Otocenter e Ex-Presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, destaca que a campanha também tem papel educativo sobre hábitos que prejudicam a voz.
“O uso excessivo da voz, gritar com frequência, fumar, ingerir álcool em excesso e não se hidratar adequadamente são fatores que podem causar lesões nas cordas vocais. A campanha serve justamente para orientar a população e mostrar que a voz também precisa de cuidados médicos preventivos”, afirma.
HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ REALIZA CIRURGIAS DO OPERA SERGIPE DURANTE MUTIRÃO EM ITABAIANA
O programa Opera Sergipe segue transformando a vida de milhares de sergipanos, garantindo o acesso célere e qualificado a 34 procedimentos eletivos de média e alta complexidade.
Nesta sexta-feira, 10, o Hospital e Maternidade São José realizou um mutirão de cirurgias pelo programa. A ação aconteceu de forma integrada ao mutirão do Opera durante o ‘Sergipe é aqui’, reforçando a estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
SERGIPE LANÇA ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS COM FOCO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), do Telessaúde Sergipe e do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), lançou, nesta quinta-feira, 9, a estratégia estadual de vacinação nas escolas públicas para o ano de 2026.
A ação tem como objetivo ampliar a imunização de crianças e adolescentes. A estratégia, que será realizada entre os meses de abril e maio, busca intensificar a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes matriculados nas redes municipal e estadual de ensino em Sergipe.
HAMA QUALIFICA ASSISTÊNCIA AO PARTO COM FISIOTERAPIA PÉLVICA E COBERTURA 24 HORAS
O Hospital da Mulher e Maternidade de Aracaju Lourdes Nogueira (HAMA) qualificou a assistência prestada às gestantes com o reforço da fisioterapia pélvica na sala de parto e a ampliação da equipe especializada.
Com a contratação de seis novos profissionais, o serviço passa a garantir cobertura 24 horas, assegurando o suporte fisioterapêutico em qualquer horário em que houver partos na unidade.
A medida está alinhada à Lei Municipal nº 6.159/2025, de 3 de junho de 2025, que reforça a importância da fisioterapia e da humanização no cuidado ao parto e nascimento.
A legislação destaca a adoção de estratégias que garantam um atendimento mais seguro, acolhedor e centrado na mulher, além de reconhecer o papel desses profissionais na melhoria dos desfechos assistenciais.
‘O DIÁRIO DE UMA CURA’
O médico cirurgião vascular, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e colunista da Revista Saúde em Dia, Dr. Aderval Aragão, lança na próxima quarta-feira, 15, o seu livro ‘O Diário de uma Cura’.
O evento acontecerá a partir das 17h, na Livraria Escariz, localizada na avenida Jorge Amado, 960, em Aracaju.
O livro retrata a sua luta contra o câncer de mama e tem como objetivo chamar atenção dos homens para o diagnóstico e tratamento rápido.


