DÉBORA LEITE É A MAIS NOVA CIDADÃ DE ARACAJU
Momentos de uma tarde de muita emoção. A médica pediatra e atual secretária municipal de Saúde, Débora Leite, foi agraciada com o Título de Cidadã Aracajuana, no último dia 4 de maio, através de uma indicação da vereadora Selma França. Natural de Santos (SP), mas sergipana de coração desde os 14 anos, Débora celebrou a honraria ao lado de familiares, amigos e autoridades.
Em seu discurso, a homenageada relembrou sua trajetória de 25 anos dedicada à saúde pública e à luta contra a mortalidade infantil, reafirmando seu compromisso com o cuidar:
“O que nos faz pertencer a um lugar é a permanência com as pessoas que amamos”.
Um reconhecimento justo a quem dedica a vida a proteger o futuro de nossa cidade.
3ª EDIÇÃO DO SINDSEG + SAÚDE – CORRIDA E CAMINHADA ARRECADA MAIS DE 12,5 MIL PARA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE
A 3ª edição do SindSeg + Saúde – Corrida e Caminhada reuniu 250 participantes no último domingo (03), na Orla da Atalaia, em Aracaju, consolidando-se no calendário esportivo da capital.
Promovido pelo Sindicato das Seguradoras da Bahia, Sergipe e Tocantins, o evento uniu esporte, conscientização e solidariedade, arrecadando mais de R$ 12,5 mil para o Instituto Joanna de Ângelis no Bairro Santa Maria.
A programação contou com corrida, caminhada e aula de Fitdance, incentivando hábitos saudáveis e integração social. O presidente da entidade, Paulo César Martins, destacou o compromisso do mercado segurador com qualidade de vida, proteção e devolução social à comunidade.
Já a diretora do SindSeg BA/SE/TO em Sergipe, Cybele Neumann, destacou o sucesso da mobilização e a dimensão comunitária alcançada pela iniciativa.
MEDGEST ROAD CHEGA A SERGIPE E PROMETE REVOLUCIONAR A CARREIRA DE MÉDICOS COM IMERSÃO EM GESTÃO, POSICIONAMENTO E ALTA PERFORMANCE
Sergipe receberá, no próximo dia 16 de maio, o MEDGEST Road, um dos principais encontros de gestão médica do país, voltado a médicos e gestores de clínicas e consultórios.
O evento acontecerá no Vidam Hotel Aracaju By Transamerica Collection, reunindo especialistas em empreendedorismo, posicionamento de marca e alta performance profissional.
A programação será comandada pelo Dr. Márcio Passos e pela Dra. Carine Barreto, com participações de nomes nacionais como Domingos Mantelli e Amanda Ribeiro.
O encontro abordará temas como gestão de clínicas, autoridade digital e experiência do paciente, com foco em independência profissional e crescimento sustentável.
As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla e as vagas são limitadas.
ARACAJU GANHA FESTIVAL CULTURAL GRATUITO EM ALUSÃO À LUTA ANTIMANICOMIAL PROMOVENDO ARTE, ACOLHIMENTO E SAÚDE MENTAL DIA 18 DE MAIO
Em celebração à Luta Antimanicomial, será realizado na segunda-feira, 18 de maio às 15h, um Festival Cultural voltado à promoção da saúde mental, inclusão social e valorização da dignidade humana em Aracaju.
O evento é gratuito e acontecerá em frente ao Boteco Original, na Praça do Sol Nascente, localizada na Avenida Farmacêutica Cezartina Régis, nº 335.
A programação reúne atividades terapêuticas e culturais, como aula de yoga, musicoterapia, psicoeducação e apresentações teatrais, promovendo reflexão sobre a importância do cuidado humanizado em saúde mental e do fortalecimento da convivência social.
A iniciativa também busca ampliar o debate sobre os direitos das pessoas em sofrimento psíquico e reforçar os princípios da luta antimanicomial, movimento que defende tratamento digno, liberdade e inclusão.
O festival será realizado pela Equilíbrio Clínica Dia, sob responsabilidade técnica da psiquiatra Dra. Vivian Uemura Taketomi, e pretende aproximar a comunidade de práticas integrativas e ações de acolhimento emocional por meio da cultura, da arte e do bem-estar.
A expectativa é reunir pacientes, familiares, profissionais da saúde e a população em geral em uma tarde de conscientização e troca de experiências.
ÓRTESE CRANIANA E SCANNER 3D SURGEM COMO ALIADOS DE PRECISÃO NAS AVALIAÇÕES INFANTIS
O uso da órtese craniana associado ao scanner 3D vem modernizando as avaliações infantis e ampliando a precisão no diagnóstico de assimetrias cranianas, como a plagiocefalia.
A tecnologia permite captar imagens tridimensionais detalhadas do crânio sem contato invasivo ou exposição à radiação, auxiliando no acompanhamento da evolução do tratamento.
Segundo o fisioterapeuta especialista em osteopatia neonatal e pediátrica Dr. Emanuel Cerqueira, o scanner 3D possibilita identificar alterações de forma precoce e monitorar os resultados com maior segurança.
A órtese craniana, indicada em casos específicos, atua na remodelação do crânio durante a fase de maior plasticidade óssea do bebê.
De acordo com o especialista, o diagnóstico precoce e o acompanhamento profissional adequado aumentam as chances de correção com intervenções menos complexas e mais eficazes.
GRUPO VITTA
Marcando presença em mais um grande evento da oncologia, o médico Dr. Michel Alves, oncologista do Grupo Vitta, foi um dos nomes do 27th Preceptorship NSCLO IRCCS IEO, realizado no European Institute of Oncology, em Milão.
O evento é reconhecido por promover o intercâmbio de conhecimento entre especialistas quando o assunto é câncer de pulmão.
Ao longo da programação, foram discutidas novas perspectivas terapêuticas, além da importância da integração entre diferentes áreas da medicina para melhores resultados no cuidado ao paciente.
Sucesso de participação!
EDITOR DA REVISTA SAÚDE EM DIA É HOMENAGEADO
O editor da Revista Saúde em Dia, André Carvalho, foi um dos homenageados na noite desta quinta-feira, 7, durante o Baile do Hospital de Cirurgia, realizado dentro da programação comemorativa pelos 100 anos de fundação da unidade hospitalar.
Na ocasião, André recebeu a Comenda Dr. Augusto Leite, honraria que reconhece personalidades e profissionais que contribuem para a valorização da saúde e da história do hospital em Sergipe.
O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, parceiros e convidados em uma noite marcada por homenagens e celebrações à trajetória centenária do Hospital de Cirurgia, instituição referência no atendimento à população sergipana.
Na foto ele está ao lado do seu filho, Rafael.
RECONHECIMENTO
Emocionado com a homenagem, André Carvalho destacou a importância do reconhecimento e a história construída pelo hospital ao longo de um século.
“Receber a Comenda Dr. Augusto Leite é motivo de muita honra e gratidão. O Hospital de Cirurgia faz parte da história da saúde em Sergipe e tem um legado de serviços prestados à população. Como jornalista e editor da Revista Saúde em Dia, fico feliz em poder contribuir para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição e pelos profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado com as pessoas”, afirmou.
ACADEMIA ELEGE NOVA DIRETORIA E PROMOVE GRANDES EVENTOS
Em assembleia bastante concorrida, ocorrida em 05 de maio último, a Academia Sergipana de Medicina elegeu sua próxima diretoria para o triênio 2026-29.
O presidente eleito foi o médico cardiologista, professor e escritor Antonio Carlos Sobral Sousa, o “Dr. Sousa”, como é mais conhecido. Ele vai substituir o também cardiologista Henrique Batista.
A posse da nova diretoria vai acontecer em 21 de maio próximo, às 19h30, no auditório do CREMESE.
Já no dia 23 de maio, dois dias após, vai realizar a sua VIII Tertúlia de Humanidades, nesta edição homenageando a cidade de Riachuelo.
O evento acontecerá no auditório da Somese, a partir das 9 horas da manhã do sábado e constará de palestras sobre vultos da medicina e homenagens.
Encerrando a sua programação de maio, no dia 27 às 19h30, fará sessão especial de posse do médico José Marcondes de Jesus na Cadeira 43 do sodalício, que tem como patrono o Dr. Antônio Dias de Barros.
A saudação ao novel acadêmico será feita pelo Acad. Lúcio Prado Dias, em nome de seus pares.


