NOTAS DA SEMANA

PREFEITURA REGISTRA CRESCIMENTO DE 31,02% NOS ATENDIMENTOS EM SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou em 31,02% o número de atendimentos realizados pela Rede de Atenção Primária entre janeiro e março de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, foram registrados 626.918 atendimentos no primeiro trimestre deste ano, frente aos 478.484 contabilizados em 2025. Os números também superam em 31,92% o volume de atendimentos realizados no mesmo período de 2024, refletindo a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde e o fortalecimento da assistência pública no município.

INVESTIMENTOS CONTÍNUOS

A evolução reflete os investimentos contínuos na ampliação das equipes, reorganização do acesso, fortalecimento da saúde mental e qualificação do cuidado ofertado nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

A transformação se deu após uma série de medidas estruturantes implementadas pela gestão municipal para ampliar a capacidade assistencial da rede pública e garantir atendimento mais ágil, resolutivo e humanizado à população.

Em 2025, a Rede de Atenção Primária alcançou 2.233.933 atendimentos, com crescimento médio mensal de 15,78% e ampliação de 304.433 procedimentos ao longo do ano.

TERCEIRA MELHOR CAPITAL DO NORDESTE

O desempenho colocou Aracaju como a terceira melhor capital do Nordeste e a oitava do Brasil em acesso à saúde, segundo ranking do Centro de Liderança Pública (CLP).

Entre as principais medidas adotadas estão a recomposição das equipes de Saúde da Família e dos profissionais da recepção das unidades, diante de um déficit histórico identificado na rede.

Outro avanço importante foi a implantação do modelo de Acesso Avançado, que reorganizou o sistema de agendamento das consultas. O formato anterior, baseado na liberação mensal de vagas, foi substituído por um modelo mais flexível, permitindo que o atendimento ocorra conforme a necessidade e a disponibilidade do usuário.

III SIMPÓSIO SERGIPANO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Aracaju receberá, no dia 20 de junho, das 8h às 17h, o III Simpósio Sergipano de Transtornos Alimentares, evento que se consolida como um importante espaço de conscientização, ciência e cuidado multidisciplinar voltado à saúde mental e aos transtornos alimentares.

O encontro será realizado de forma presencial no Auditório do Edifício Jardim Europa, em Aracaju, reunindo profissionais da saúde, estudantes e pessoas interessadas em ampliar o debate sobre o tema, promovendo informação qualificada e reflexões sobre diagnóstico, tratamento e acolhimento.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do site.

FORTALECER O ACESSO AO TRATAMENTO HUMANIZADO

Idealizado pela psiquiatra Dra. Ana Raquel Santiago, referência no tratamento de transtornos alimentares em Sergipe, e realizado pelo Instituto Nova Essentia, o simpósio surgiu com o propósito de reduzir estigmas, fortalecer o acesso ao tratamento humanizado e estimular uma abordagem mais ampla sobre saúde mental e sofrimento emocional.

Em 2026, o evento acontece alinhado à Semana Mundial de Conscientização sobre Transtornos Alimentares e traz como tema central “Stop Stigma. Start Care. Together.” (“Pare o Estigma. Comece o Cuidado. Juntos.”).

A campanha destaca a importância da união entre profissionais, familiares, pacientes e sociedade no enfrentamento ao preconceito que ainda cerca os transtornos alimentares — considerado uma das principais barreiras para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Mais do que discutir alimentação, o simpósio propõe um olhar aprofundado sobre comportamento, emoções, sofrimento psíquico e cuidado integral, reforçando a necessidade de uma assistência multiprofissional e acolhedora.

HUSE INTENSIFICARÁ ASSISTÊNCIA VOLTADA AO PACIENTE VÍTIMA DE QUEIMADURA DURANTE O MÊS DE JUNHO

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) intensificará a assistência voltada a pacientes com algum tipo de queimadura durante o mês de junho, época do ano com maior incidência deste tipo de acidente na unidade hospitalar.

Os acidentes provocados pelo manuseio de fogos de artifício, fogueiras e explosivos podem representar um aumento no número de atendimentos e a busca por tratamento especializado.

Assim como nos anos anteriores, para reforçar a assistência, o Huse seguirá com monitoramento diário das admissões de pacientes vítimas de queimaduras.

Com isso, a perspectiva é que sejam ampliados novos leitos voltados aos cuidados específicos dos pacientes tanto no Pronto-Socorro, com atendimentos exclusivos, quanto na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), com leitos de enfermaria e suporte da Unidade Pediátrica, conforme demanda assistencial.

A UTQ fornece assistência interdisciplinar para o tratamento das áreas afetadas na pele.

- Ad -

Ultimas notícias

Seu companheiro de saúde: notícias médicas, dicas práticas e orientações de especialistas para uma vida mais saudável.

TOP NOTÍCIAS

Latest

More
More

LINKS

Copyright 2026 Saúde em Dia. Todos os direitos reservados criado por Essencial Digital