NOTAS DA SEMANA

HOSPITAL DE CIRURGIA APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO, AVANÇOS E NOVOS PROJETOS

O Hospital de Cirurgia (HC) realiza nesta segunda-feira, 27 de abril, um café da manhã com profissionais de comunicação de Sergipe para apresentar a programação do seu centenário, avanços e novos projetos, como a implantação do Serviço de Transplante de Fígado.

O encontro com a imprensa acontecerá no Del Mar Hotel Aracaju.

Instituição filantrópica referência em média e alta complexidade em Sergipe e um dos principais prestadores de serviços da Rede Estadual de Saúde, o Hospital de Cirurgia celebra 100 anos no dia 2 de maio de 2026 e prepara uma série de ações comemorativas que serão detalhadas durante a coletiva.

AVANÇOS DO CIRURGIA DESDE 2018

Na ocasião, a Direção destacará os avanços do Cirurgia nos últimos anos.

Desde 2018, o hospital está sob Intervenção Judicial, comandada pela enfermeira Márcia Guimarães.

Também serão apresentadas iniciativas que marcam a expansão da unidade, como a implantação do Serviço de Transplante, além da Saúde Suplementar e novo prédio do Ambulatório — projetos que apontam para os próximos passos da instituição centenária.

RESIDENTES DE MEDICINA EM ESTÂNCIA TERÃO BOLSAS-FORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A formação de médicos especialistas para o atendimento ao público no Sistema Único de Saúde ganhou um novo reforço em Sergipe.

O Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (MFC), mantido pela Universidade Tiradentes (Unit) no Campus Estância, foi um dos contemplados pelo Incentivo às Residências em Saúde (Mais Residências), promovido pelo Ministério da Saúde no âmbito do Programa Agora Tem Especialistas.

Entre outras medidas de apoio, ele prevê a concessão de bolsas-formação de preceptores, um incentivo financeiro concedido aos médicos residentes que participam de uma oferta formativa vinculada ao programa.

Ao todo, a Unit terá 20 bolsas de R$ 4 mil mensais, que serão pagas a cada residente em MFC durante o período de 24 meses.

HOSPITAL FERNANDO FRANCO AMPLIA CAPACIDADE PEDIÁTRICA, REDUZ TEMPO DE ESPERA E REFORÇA ASSISTÊNCIA

Comprometidas em bem atender aos aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju — por meio da Secretaria Municipal da Saúde — e a Fabamed, Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, estão realizando avanços importantes na assistência pediátrica do Hospital Desembargador Fernando Franco.

Os números são expressivos, mesmo diante do aumento significativo da demanda causado pelo período sazonal de síndromes respiratórias.

Dados recentes apontam que, entre fevereiro e abril, houve um crescimento notável no número de atendimentos pediátricos, com destaque para a alta de 80,54% entre fevereiro, mês em que a Fabamed assumiu a gestão, e março.

Mesmo após o pico, o mês de abril manteve um volume superior ao início do período, registrando um crescimento geral de 16,29% em relação a fevereiro.

315 APROVADOS NO CONCURSO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SÃO CONVOCADOS

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou nesta quinta-feira, 23, a autorização para a convocação de mais 315 aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O anúncio foi feito após uma reunião com a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, e com o secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer.

Com nova autorização, o certame terá todos os aprovados convocados.

O concurso ofertou 878 vagas e foi realizado pela SES em parceria com a Secretaria de Estado da Administração de Sergipe (Sead), sob organização do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Quase 500 foram convocados e mais de 403 foram empossados na primeira etapa.

As novas convocações devem iniciar no dia 2 de maio.

SERGIPE É O ESTADO QUE MAIS REALIZA CIRURGIAS DE MAMA E BARIÁTRICA NO PAÍS PROPORCIONALMENTE

Sergipe alcançou, em 2025, a liderança nacional na realização proporcional de cirurgias bariátricas e mamárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a taxa por 100 mil habitantes.

O desempenho é atribuído, principalmente, ao avanço do programa Opera Sergipe, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem ampliado o acesso a cirurgias eletivas e reduzido o tempo de espera da população nos 75 municípios sergipanos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Sergipe registrou taxa de 21,38 cirurgias bariátricas e 16,14 cirurgias mamárias por 100 mil habitantes, números que colocam o estado à frente de unidades maiores, como Santa Catarina e São Paulo.

Ao todo, foram realizados 830 procedimentos dessas duas modalidades em uma população de pouco mais de 2,2 milhões de habitantes.

- Ad -

Ultimas notícias

Seu companheiro de saúde: notícias médicas, dicas práticas e orientações de especialistas para uma vida mais saudável.

TOP NOTÍCIAS

Latest

More
More

LINKS

Copyright 2026 Saúde em Dia. Todos os direitos reservados criado por Essencial Digital